segunda-feira, 18 de maio de 2009

O que é Deficiência Mental?

A deficiência mental ou intelectual é conhecida por problemas que se originam cérebro os quais causam baixo rendimento cognitivo, baixa produção de conhecimento, dificuldade de aprendizagem e um baixo nível intelectual. Entre as causas mais comuns que decorrem nesta deficiência estão os fatores de ordem genética, as complicações ocorridas ao longo da gestação ou durante o parto e as pós-natais.

Mesmo sendo possível identificar a maior parte dos casos desta deficiência na infância, infelizmente este distúrbio só é percebido quando elas começam a freqüentar a escola. Isso ocorre pois esta patologia é encontrada em vários graus, desde os mais leves, passando pelos moderados, até os mais graves. Nos casos mais sutis, os exames não são confiáveis, o que torna difícil detectar o problema. Quando a criança é inserida nos centros educacionais, as exigências intelectuais aumentam tornando essa deficiência mais explícita.

Acreditar que a criança com este problema tem a aparência física diferente das outras, é um mito. Foi dito acima, que as de grau mais leve não aparentam ser deficientes, assim não se deve esperar encontrar este sinal clínico para caracterizar a pessoa com necessidades especiais. Pode-se encontrar uma exceção nos que acusam um distúrbio mais grave e severo, assim como na Síndrome de Down, que apresentam em comum fisionomias semelhantes.

O tratamento deve incluir o acompanhamento simultâneo do médico, do fisioterapeuta, da terapia ocupacional, do fonoaudiólogo, do psicólogo, do pedagogo, entre outros. Assim, é possível amenizar as conseqüências deste problema. O diagnóstico precoce também é fundamental para oferecer à criança uma melhor qualidade de vida e resultados mais eficientes

Como a criança tem suas funções intelectuais comprometidas, pode também ter dificuldades em seu desenvolvimento e no seu comportamento, principalmente no aspecto da adequação ao contexto a que pertence, nas esferas da comunicação, do cuidado consigo mesma, dos talentos sociais, da interação familiar, da saúde, na segurança, no desempenho acadêmico, no lazer e no campo profissional. Porém, é importante ressaltar que pessoa com necessidades especiais mantém a percepção de si mesmo e da realidade que a cerca, sendo capaz de tomar decisões importantes sobre sua vida.


Texto de Ana Lucia Santana, adaptado por Jéssica Gonçalves de Andrade
http://www.infoescola.com/psicologia/deficiencia-mental/



Deficiências

DEFICIÊNCIAS
Mario Quintana (escritor gaúcho 30/07/1906 -05/05/1994) .

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
"A amizade é um amor que nunca morre. "

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Primogênito

Olá,

seja bem vindo ao Blog Inclua-SE, um espaço interativo que visa esclarecer algumas dúvidas a respeito do Atendimento Educacional Especializado para crianças com necessidades especiais.

Nosso objetivo é debater assuntos a respeito deste tema, propondo, principalmente, um olhar crítico a didática dos profissionais de educação e licenciados em geral, no que diz respeito a alunos com necessidades especiais em geral.

A professora Dra. Verônica Mariano é a principal idealizadora deste blog, que surgiu na turma de Pedagogia, A0, da disciplina Fundamentos da Educação Inclusiva da Universidade Federal de Sergipe, ministrada pela dita professora. Todo o conteúdo aqui encontrado, é resultado de pesquisas feitas por alunos que compõem esta turma, e postado pelas alunas Jéssica Andrade e Laura Oliveira.

Porém, o público em geral esta convidado a participar ativamente enviando propostas e pesquisas que sejam interessantes e validem nosso objetivo.

No mais,

sejam bem vindos.

Educadores de Sergipe, uni-vos!