segunda-feira, 18 de maio de 2009

O que é Deficiência Mental?

A deficiência mental ou intelectual é conhecida por problemas que se originam cérebro os quais causam baixo rendimento cognitivo, baixa produção de conhecimento, dificuldade de aprendizagem e um baixo nível intelectual. Entre as causas mais comuns que decorrem nesta deficiência estão os fatores de ordem genética, as complicações ocorridas ao longo da gestação ou durante o parto e as pós-natais.

Mesmo sendo possível identificar a maior parte dos casos desta deficiência na infância, infelizmente este distúrbio só é percebido quando elas começam a freqüentar a escola. Isso ocorre pois esta patologia é encontrada em vários graus, desde os mais leves, passando pelos moderados, até os mais graves. Nos casos mais sutis, os exames não são confiáveis, o que torna difícil detectar o problema. Quando a criança é inserida nos centros educacionais, as exigências intelectuais aumentam tornando essa deficiência mais explícita.

Acreditar que a criança com este problema tem a aparência física diferente das outras, é um mito. Foi dito acima, que as de grau mais leve não aparentam ser deficientes, assim não se deve esperar encontrar este sinal clínico para caracterizar a pessoa com necessidades especiais. Pode-se encontrar uma exceção nos que acusam um distúrbio mais grave e severo, assim como na Síndrome de Down, que apresentam em comum fisionomias semelhantes.

O tratamento deve incluir o acompanhamento simultâneo do médico, do fisioterapeuta, da terapia ocupacional, do fonoaudiólogo, do psicólogo, do pedagogo, entre outros. Assim, é possível amenizar as conseqüências deste problema. O diagnóstico precoce também é fundamental para oferecer à criança uma melhor qualidade de vida e resultados mais eficientes

Como a criança tem suas funções intelectuais comprometidas, pode também ter dificuldades em seu desenvolvimento e no seu comportamento, principalmente no aspecto da adequação ao contexto a que pertence, nas esferas da comunicação, do cuidado consigo mesma, dos talentos sociais, da interação familiar, da saúde, na segurança, no desempenho acadêmico, no lazer e no campo profissional. Porém, é importante ressaltar que pessoa com necessidades especiais mantém a percepção de si mesmo e da realidade que a cerca, sendo capaz de tomar decisões importantes sobre sua vida.


Texto de Ana Lucia Santana, adaptado por Jéssica Gonçalves de Andrade
http://www.infoescola.com/psicologia/deficiencia-mental/



Nenhum comentário:

Postar um comentário