segunda-feira, 22 de junho de 2009

ACESSIBILIDADE E ENSINO SUPERIOR

Toda escola por questões éticas e legais deve ser inclusiva.
Os cursos de nível superior só recebem autorização de funcionamento se assegurar condição de mobilidade e de utilização de tecnologias assisistivas.
(Portaria n.1.679 de 2 de dezembro de 1999.


Número de alunos em situação de deficiência na UFS
Número total de alunos- 22.486
Em situação de deficiência: 10

Os alunos não declaram a situação de deficiência na CCV.
Baixo o nível de escolarização dessas pessoas.
Filtro do vestibular.
Programa Incluir 2006, 2007 e 2008.

RESOLUÇÃO 80\2008\CONEP
Art. 1º. Cada curso de graduação ministrado pela UFS ofertará uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais, comprovada através de relatório médico.

MUDANÇAS JÁ
Sensibilização da comunidade universitária.
Revisão nas concepções de aluno, de Universidade e de avaliação....
Universidade de qualidade para todos os alunos.

ACESSO E PERMANÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA UFS: UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO

OBJETIVOS:
Geral:
Analisar as condições de acessibilidade arquitetônica, pedagógica e atitudinal do Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe.

Específicos:
Descrever as barreiras de acessibilidade existentes no campus de São Cristóvão da UFS
Sugerir ações que possibilitem o acesso, a permanência e a conclusão do curso dos alunos que se encontram em situação de deficiência.
Levantar o número de equipamentos de alta e baixa tecnologia existente no Campus de São Cristóvão da UFS que possibilitem ou ajudem no acesso ao conhecimento dos alunos com necessidades específicas.

MÉTODO
Estudo de caso .
A coleta de dados foi feita nas didáticas, nos blocos departamentais, BICEN, RESU, CCBS, CECH, DEF, estacionamentos....

CONSTATAÇÕES
Arquitetônicos:
Ausência de pistas táteis indicando os principais prédios;
Insuficiência de vagas nos estacionamentos;
Portas estreitas ( menor que 85cm).
Ausência de orelhões em altura compatível para usuários de cadeiras de rodas.
Carros obstruindo rampas de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção.

Atitudinal
Motos estacionadas ou trafegando pela passarela de pedestres
Informativas ou de comunicação:
Ausência de um serviço de apoio aos alunos em situação de deficiência.
Ausência de serviço de apoio pedagógico aos professores que atuam em turmas inclusivas na UFS;

CONCLUSÕES E AÇÕES
Melhorar as condições de acessibilidade da UFS é importante não só para as pessoas com necessidades específicas, mas para toda comunidade universitária.
A convivência social de todos é um preceito constitucional.
O direito de ir e vir e a equiparação de oportunidades para todos são condições para equiparação da cidadania.


Texto de: Verônica dos Reis Mariano
Postado por: Jéssica Gonçalves de Andrade

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