segunda-feira, 22 de junho de 2009

Filme: Vermelho como o céu

Vermelho como o Céu, de Cristiano Bortone, alcança com louvor, em sua simplicidade e sinceridade, aquilo que se pode chamar de uma emoção verdadeira. Passando pelo crivo do público, o filme foi reconhecido ao ser eleito o melhor entre os estrangeiros na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no ano de 2006.

O filme conta a história do garoto Mirco (Luca Capriotti), que tem uma infância como qualquer outra na Toscana, uma daquelas encantadoras cidades pequenas da Itália dos anos 70. Mirco brincando, se fere em uma queda e por pouco não acontece algo mais grave com uma arma de fogo, daí em então passa a ter a visão deficiente.

Entra aí na história um dado tão cruel como interessante - na Itália daquela época, as crianças portadoras de deficiência visual eram segregadas, assim eram obrigadas a freqüentar escolas especialmente destinadas a elas. Então esse é o destino de Mirco, que será transferido para um colégio para cegos em Gênova.

Lá os meninos vivem uma infância que poderia ser normal: brincam, brigam, competem, aprendem e, quando chega à idade, se interessam pelo sexo e pelo trabalho. Mas o pensamento derrotista do diretor que, também sendo cego, coloca os alunos daquela instituição como inferiorizados diante da vida.

A idéia central do filme é destacar como o desenvolvimento da imaginação pode funcionar como remédio para uma possível limitação relatando que o ser humano é bastante plástico e sabe se adaptar mesmo às piores contingências, basta que tenha alguma assistência e goze da confiança do próximo.



Por: Jéssica Gonçalves de Andrade

Um comentário:

  1. assistir o filme e adorei esse filme mostra que o ser humano pode superar tudo e realizar os seu sonhos,e também mostra como era a vida de um cego.adorei o filme e recomendo a todos que assistam

    DEBORAH CRISTINA
    13 ANOS

    ResponderExcluir