segunda-feira, 15 de junho de 2009

JOGOS PARA ALFABETIZAR CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES

Muitos são os recursos didáticos que podem ser utilizados na educação dos surdos, sendo que, é na fase da alfabetização dessas pessoas que elas mais precisam de inovações para se desenvolver. O jogo é um dos instrumentos que podem e deve ser utilizado pelo professor em sala de aula como auxilio, basta apenas que o educador tenha criatividade e habilidades para perceber qual o jogo ele deverá usar e, até se for necessário criá-los, pois cada aula exigirá um recurso novo.
As atividades oferecidas em sala de aula no processo de alfabetizar os alunos surdos devem ter como objetivo chegar à leitura escrita da língua portuguesa como segunda língua. Sendo, assim, as atividades antecedidas pela leitura de textos na língua de sinais.
As crianças surdas precisam encontrar na escola o suporte necessário para que ela consiga aprender bem a língua de sinais (LIBRAS), tendo a como língua de instrução, e a língua portuguesa, como sua segunda língua, proporcionando-lhes, assim, a Educação Bilíngüe. Esse tipo de educação depende da decisão pedagógica da escola e da presença de professores bilíngües, que conheçam bem a língua de sinais e consigam associar com o português escrito e, lógico, obedecendo a maturação da criança, que vai internalizando a língua a partir da mais simples para a mais complexo, há seguintes fases:
Primeira fase: há um período inicial que se assemelha ao balbucio das ouvintes, nesta fase a criança produz seqüências de gestos que fonologicamente se assemelham aos sinais, mas não são reconhecidos como tal, são somente movimentos das mãos com alguma forma.
Segunda fase – Fase de uma palavra: a criança surda começa a nomear as coisas, aprende a unir a frase ao objeto, produzindo suas primeiras palavras. Como as crianças ouvintes, que ainda não pronunciam corretamente as palavras nesta fase, as crianças surdas também fazem os sinais com erros nos parâmetros, por exemplo, podem trocar a configuração de mãos ou o ponto de articulação, mas o adulto compreende que ela produziu um sinal na língua.
Nesta fase, são produzidos dois tipos de sinais:
a) Os sinais congelados: são os mesmos sinais dos adultos, mas sem reflexão de número, ou concordância verbal ou aspectos.
b) Apontar não-lingüístico: aos dez meses, uma criança surda pode apontar para si e para os outros. Mas, os pontos para pessoas desaparecem completamente da produção lingüística da criança surda dos doze a dezoito meses e só reaparecem depois deste tempo, entre dois a três anos. Talvez neste período haja a passagem do apontar não – lingüístico para o apontar lingüístico, ou seja, a utilização dos pronomes de maneira consciente e não simplesmente um apontar para algo;
Terceira fase: frase de duas palavras: a partir dos dois anos e meio, a criança surda começa a produzir frases de duas palavras, iniciando sua sintaxe, mas ainda as palavras são usadas sem flexão e concordância, a ordem das palavras constituirá sua primeira sintaxe.
A partir desta fase, a criança surda começa a adquirir a morfologia de uma língua de sinais, a aquisição de subsistemas morfológicos mais complexos continua até aos cinco anos, quando também já produzira frases gramaticais maiores e mais complexas. O primeiro subsistema mais complexo que adquire é a concordância verbal.
Num momento inicial da alfabetização a criança surda irá senti várias necessidades para compreender a escrita do português, portanto o professor não deve se prender com a estrutura das frases escritas, mas sim, com a exposição do pensamento dessas crianças, valorizando e estimulando a sua vontade de escrever.

Texto de Beatriz Prado; Fabíola Rosas; Laura Oliveira.

3 comentários:

  1. Olá! Bom dia! Vi seu blog e achei interessante.
    Gostaria de trocar idéias a respeito de alfabetização de surdos.
    Trabalho numa escola municipal,sou intérprete de dois alunos surdos.
    Abraços, Nádia.

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  2. Bom dia!Gostaria de saber se você possui algum material ou conhece algum meio para ser trabalhado com uma criança de 5 anos surda.
    Sim e adorei o blog muito informativo!
    Fica na paz!
    Vanessa

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  3. olá sou estudante do curso normal superior e já estou terminando...e com isso gostaria falar na minha manografia a quetaõ de como alfabetizat surdos, então por ver que vc sabe muito disso por ter escrito no seu blog,, gostaria de saber onde encontro material a respeitoo do assunto...obrigada e agradeço a atenção e aguardo sua resposta com urgência.bjo!

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